segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia do catequista.


Catebrincando,Bel e as crianças......


29/agosto - MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA


 
Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, mas ficava atrapalhado quando o escutava".  João soava a voz profética diante de Herodes denunciando seus erros e anunciando a verdade. Com medo das acusações pessoais, Herodes mandou prender João Batista, e a pedido da filha de Herodíades (Salomé), mandou servir a sua cabeça numa bandeja para ela. 

 A vida de João Batista  foi  uma preparação para  que a pessoa de Jesus Cristo fosse aceita. Ele veio preparar os caminhos. Por outro lado, sua vida é muito parecida com a aventura de Jesus. Ambos anunciaram o reino de Deus, foram perseguidos, contra eles houve a articulação dos poderosos, para tramar a morte dos dois. Também, igualmente, ambos permaneceram  na mente do povo até hoje. O dom da vida não pertence aos poderosos, mas sim  a Deus. Isto quer dizer, que alguém por mais poderoso que  seja, não tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. A vida pertence a Deus.

~~Lurdes//Catequista

domingo, 26 de agosto de 2012

Recebemos este selinho e esta oração dos blogs Iniciação Cristã de Crianças e Família Pedrosa

 Obrigada Ivani e família Pedrosa por ter nos escolhido
 Minha oração:

Senhor, como discípulos de Emaús, somos peregrinos. Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança e de caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-te nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua palavra, fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e a comungar do pão, alimento para a caminhada.
Permanece conosco! Faz de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria, a discípula fiel, sendo testemunhas da tua ressurreição.
Tu, que és o caminho para o Pai. Amém!


(Oração pelas vocações dos catequistas, extraído da Liturgia Diária)

 ~~Lurdes//Catequista

26/agosto - DIA DO CATEQUISTA

O catebrincando deseja a todos os catequistas parabéns pelo seu dia.


~~Lurdes//Catequista

terça-feira, 21 de agosto de 2012

26/agosto - SÓ JESUS TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA (JO 6, 60-69)

Este Evangelho é a finalização dos evangelhos que foram refletidos durante toda essa semana.

Todo esse diálogo de Jesus com seus discípulos nos leva a refletir a enorme importância de um dia termos sido escolhidos por meio do Pai para seguir Jesus e acreditar em suas palavras. Pois, a partir do seu chamado você passou a ter na bíblia as respostas e a direção para sua vida e é por essa razão que fazemos à reflexão da liturgia diária, porque acreditamos que na palavra de Deus está o alimento para o nosso espírito e o sentido para a nossa vida.

Quantas vezes tentamos alimentar o nosso espírito com as coisas do mundo, vendo no dinheiro, na posição social, no cargo ocupado e nos bens adquirido um meio de melhorar a vida??? Porém, eu pergunto: quantas vezes tudo isso realmente foi sensação de vida plena para você??? Nunca, não é verdade? E sabe por quê? Porque tudo isso alimenta apenas a tua carne, o teu ego, a tua vaidade, o teu orgulho, porém apenas o amor de Deus encontrado em suas palavras é que alimenta o teu espírito e te dão vida e vida em abundância.
Que através desse evangelho você possa valorizar as coisas que não passam na sua vida e buscar viver alimentado pelo espírito de Deus, pois só assim você conseguirá encontrar a felicidade plena e o caminho para a vida eterna!!! Não faça como Judas que acompanhou Jesus todo o tempo, ouviu suas palavras, mas não as escutou; viu Jesus tantas vezes de pertinho, mas não o enxergou; pôde se alimentar de suas palavras, mas não aproveitou; soube da eternidade que o aguardava, mas a desperdiçou; teve a chance de ser perdoado, mas a rejeitou. Enfim, Judas desperdiçou a eternidade junto do Pai, não cometa o mesmo erro!!!!  


Retirada do blog: http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br 

~~Lurdes//catequista 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

19/agosto - VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA ((Maria visita sua prima Isabel - Evangelho Lc 1,39-56))

A cena mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade e da vida. Maria se torna assim, pioneira insuperável de evangelização, pois leva Jesus-Messias às pessoas. Maria é discípula fiel e solidária.
No ventre destas duas mães estão, Jesus e João Batista no primeiro encontro entre eles. João começa ali a sua missão de anunciar a vinda do Messias:
Ao ser saudada por Isabel, Maria entoa um cântico a Deus, o “Magnificat, ou canto de Maria”, que está entre o Antigo e o Novo Testamento, saindo do tempo de espera para o de realizações. Neste louvor Maria revela a alegria de ser considerada digna de dar a luz ao Salvador, e com humildade de serva abençoada por Deus, louva o Santo Nome do Senhor que veio libertar seu povo da opressão e do pecado defendendo os pobres e marginalizados das injustiças.
Através do louvor de Maria, se vê claramente que, diante de Deus, grande é aquele que se torna seu servo e não o que quer se tornar grande explorando e humilhando os outros. Maria era uma mulher simples, e esse louvor cheio de graça e beleza, só é possível porque ela não está cheia de si, mas está a serviço do Pai, cheia do amor de Deus, repleta do Espírito Santo.
O canto de Maria nos estimula a lutar pelo mundo novo já iniciado com a ressurreição de Jesus. Esse mundo novo vai se tornando realidade concreta quando somos cidadãos conscientes e responsáveis.
 
Texto retirado do blog: http://catequesesantaisabel.blogspot.com.br
 
~~Lurdes//catequista

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

A assunção de Nossa Senhora não está relatada na Bíblia, porém foi assistida por vários discípulos, entre eles São Dionísio que narrou os fatos transmitindo e escrevendo durante séculos, e foi definida como dogma (verdade absoluta sobre a qual não se pode ter nenhuma dúvida) pelo Papa Pio XII na Constituição Apostólica de 1950, o que significa que Maria foi acolhida ao céu em sua plenitude, de corpo e alma.

~~Lurdes//Catequista

domingo, 12 de agosto de 2012

LEMBRANCINHA DIA DOS PAIS DO CATEBRINCANDO

(Lembrancinhas feitas pelos catequistas: Vergínia / Matheus / Bel)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

CADERNO DE PRESENÇA DAS CATEQUISTAS
Todas as vezes que vamos dar nossos encontros de catequese, nós assinamos esse caderno de presença.
(Caderno feito pela Catequista Vergínia)

~~Lurdes//catequista

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Este selinho recebemos com muito carinho do nosso amigo Jonathan. Agradecemos pelo lindo selinho.

TEMOS QUE PASSAR PARA MAIS 5 BLOGS. FIZEMOS TAMBÉM SORTEIO PARA ENCAMINHAR O SELINHO E ESTAMOS REPASSANDO PARA OS SEGUINTES BLOGS:

1- CATEQUISTA ROBERTO
2- CATEQUESE NA NET
3- CATEQUESE INFANTIL
4- ELIANE CATEQUISTA
5- PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Não precisa publicar o selinho nas laterais dos blogs, fica a critério. Só não quebre a corrente, por que é momento de UNIÃO, DE COMEMORAR E CELEBRAR NOSSA VOCAÇÃO.
A regrinha é passar o selinho para 5 catequistas tendo o cuidado de não repetir.
~~Lurdes//catequista

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

12/agosto - CONTINUAÇÃO DE JESUS, O PÃO DA VIDA (Evangelho Jo 6,41-51)

 Os judeus tinham acompanhado o crescimento de Jesus, o filho do conhecido carpinteiro de Nazaré, José. Ouvir de um momento para outro que o nazareno Jesus tinha descido do céu e que sua carne ia ser dada como alimento para o mundo era "um escândalo" para as mentes despreparadas daqueles judeus e até mesmo para as mentes cultas dos Mestres da Lei.

ELES DEVERIAM DEIXAR DE OLHAR E ENXERGAR JESUS COMO O FILHO DO CARPINTEIRO E OLHAR PARA JESUS COM OLHOS DA FÉ.
PARA NÓS O RACIOCÍNIO DE JESUS É BEM CLARO. ELE ENTREGOU O SEU CORPO E DERRAMOU O SEU SANGUE ATÉ A ÚLTIMA GOTA PARA QUE SUA CARNE E SEU SANGUE SERVISSEM DE FORÇA E VIGOR PARA NOSSA ALMA.

PARA SERMOS AGRACIADOS COM UM ATO DE FÉ TEMOS QUE SER HUMILDES E NÃO SERMOS VENCIDOS PELA ORGULHOSA RAZÃO. TEMOS QUE ACEITAR A LUZ DE DEUS, QUE ILUMINA A NOSSA MENTE.
ESTE EVANGELHO NOS ENSINA A NECESSIDADE DA FÉ PARA ACEITARMOS O QUE DEUS NOS DIZ.


~~Lurdes//Catequista


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=


AGOSTO MÊS DAS VOCAÇÕES


Vocação é o chamado de Deus para fazer algo, para cumprir uma missão. As vocações são: os leigos, os
Padres, as religiosas, os Bispos, a Catequista. Cada domingo é reservado para a reflexão de uma determinada vocação.

1º domingo foi o dia do Padre (vocação sacerdotal)
2º domingo dia dos Pais (vocação Familiar)
3º domingo dia da vida Religiosa (vocação Religiosa)
4º domingo dia da catequista (vocação leigos)

~~Lurdes//Catequista

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

05/agosto (1º domingo) DIA DO PADRE

Ser padre é aceitar e entregar-se a Jesus e a um grande desafio de ser seu representante perante os homens. Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar seus filhos.  Não é missão fácil, pois o padre acima de tudo é ser humano, sujeito a tentações, fraquezas e que também erra.
 
PE MILTON É UMA BENÇÃO DE DEUS TE-LO EM NOSSA COMUNIDADE. EM NOME DE TODAS AS CATEQUISTAS, DESEJAMOS UM FELIZ DIA DO PADRE.
DEUS TE ILUMINE E TE ABENÇOE SEMPRE.

~~Lurdes//catequista