sábado, 28 de março de 2015

29/03 - Domingo de Ramos

Evangelho (Jo 11,45-56)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Comentário: O evangelho deste domingo nos convida a nos prepararmos para o grande acontecimento: A Páscoa de Jesus. O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém como Rei dos menos favorecidos. As pessoas o saudavam: "Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana!". Isso gerou a raiva dos adversários de Jesus e fez com que tramassem, o mais rápido possível, sua morte. Jesus passou por muitos sofrimentos e poderia ter desistido da cruz, mas ele foi obediente a Deus para que fossemos salvos. A humildade e obediência de Jesus, demonstrada no evangelho, e em toda sua vida, deve servir-nos como exemplos para sermos melhores em nossa vida.

Fontes de Pesquisa: http://liturgia.cancaonova.com/;
http://homiliadominical2.blogspot.com.br/;
http://homiliadominical2.blogspot.com.br/

sábado, 21 de março de 2015

22/03 - 5º Domingo da Quaresma - "VIVER PARA A GLÓRIA DO PAI"

Anúncio do Evangelho (Jo 12,20-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!”
Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.
30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Comentário: Encontramos no evangelho deste domingo os gregos querendo conhecer Jesus, assim como fez Nicodemos no evangelho de domingo passado. Eles estavam tão curiosos, pois  já tinham ouvido falar muito de Jesus, que resolveram pedir a Filipe para que intermediasse o encontro. Junto com André, Felipe foi falar com Jesus, quando ouve D'ele sobre sua volta para o Pai. Jesus fala sobre o fim de sua trajetória terrena e afirma que será conhecido através da cruz. Mesmo sabendo da proximidade de sua morte, Jesus não se deixa abater e deixa alguns ensinamentos: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará." Que sejamos bons frutos de Jesus, para que possamos ajudar as pessoas a conhecer seus ensinamentos, segui-lo e produzir frutos bons.

Fontes de Pesquisa:  http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/5o-domingo-da-quaresma-domingo-22032015/;
http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/5o-domingo-da-quaresma-domingo-22032015/;
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com.br/

sábado, 14 de março de 2015

15/03 - 4º Domingo da Quaresma - "JESUS CONVERSA COM NICODEMOS"

Anúncio do Evangelho (Jo 3,14-21)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Comentário: No evangelho deste domingo Jesus, ao conversar com Nicodemos, deixa claro que seria levantado na cruz, assim como Moisés levantou a serpente no deserto. Deus mostra seu grande amor por nós ao entregar seu filho para que tivéssemos a salvação e a liberdade. Todo aquele que crer, será salvo e aquele que não crer, será condenado. A escolha cabe a nós: Queremos crer em Jesus e viver na luz ou rejeitar a Jesus e andar nas trevas do pecado?! Estamos na quaresma, tempo de conversão, tempo propício para nos arrependermos e buscarmos a salvação e abandonarmos tudo o que nos distancia da luz.


Fontes de Pesquisa: http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/4o-domingo-da-quaresma-domingo-15032015/;
http://homiliadominical2.blogspot.com.br/;
http://portalsementinhakids.com/2009/07/nicodemos/comment-page-1/.

sábado, 7 de março de 2015

08/03 - 3º Domingo do Quaresma - "JESUS EXPULSA OS VENDEDORES DO TEMPLO"

Anúncio do Evangelho (Jo 2,13-25)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”
17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.
18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?”
19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.
20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”
21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.
23Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Comentário: Neste domingo, encontramos no evangelho, um Jesus muito decepcionado com algumas atitudes das pessoas. Ao chegar no templo e, Jerusalém, Jesus encontra mercadores e cambistas fazendo comércio na casa de Deus. Com indignação e revolta, Jesus tece um chicote de cordas e expulsa todos dali: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai, uma casa de comércio!". Jesus disse ainda que destruiria o templo e o reconstruiria em três dias, mas na hora ninguém entendeu que Ele falava de seu corpo, da sua ressurreição. Os vendedores transformaram a casa de Deus num comércio, mas nós devemos manter o zelo pela casa de Deus, que é a Igreja e também pelo nosso corpo, que se faz morada na eucaristia. Que sejamos capazes de manter-nos limpos e puros para Deus e que saibamos respeitar a sua Igreja.


Fontes de Pesquisa: http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/3o-domingo-da-quaresma-domingo-08032015/;
http://homiliadominical2.blogspot.com.br/;
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtDoVVVtkwbMYx1OKnxI_bRkk3T-_JpmPHPw_6Gc8gB70Tmna4RpHAV2Pa_wSU-Mbh7gAmUgXNR7UI6QoztZ58tEjD8hRrDbulyUaK-GLU9AvN7N6ofgwIcPsEqFUEo1dwOGfLqq_Bt3Fa/s1600/Desenhos+B%C3%ADblicos+evangelicos+gospel+Colorir+Pintar+Imprimir+atividades++(167).jpg