quarta-feira, 17 de outubro de 2012

21/out - O MAIS IMPORTANTE É O QUE SERVE (Evangelho MC 10, 35-45)

 No Evangelho acima, os discípulos Tiago e João, se acharam no direito de ter a honra de se sentarem ao lado de Jesus na vida eterna, e pediram a Jesus este previlégio. Jesus negou alegando que eles não sabiam o que estavam pedindo. Jesus responde ao pedido com uma pergunta desafiadora: "Podes beber a taça que vou beber, ou ser batizados com o batismo com que serei batizado? Assim, Jesus  conclui o diálogo de tal maneira que Tiago e João receberam uma resposta  profunda, e não a resposta desejada a seu pedido ambicioso. A resposta não foi um simples "sim" ou um simples "não", mas um desafio: "Talvez o Pai reserve os lugares para vós, se estiverdes dispostos a tomar minha cruz, minha taça, meu batismo".


       Os discípulos queriam uma recompensa por seguir Jesus, participando de um lugar de honra e de muita importância ao seu lado, depois de tudo consumado. Eles queriam se sentir também importantes, como pagamento por todo o seu esforço e dedicação ao Plano de Deus.
       Cada ser humano tem ânsia de poder. Sede e fome de poder, ao ponto de alguns se exporem ao ridículo de dizerem mentiras e prometer coisas que jamais irão cumprir, só pelo desejo de serem eleitos a cargos eletivos que lhes darão muita importância diante da sociedade.      
Queremos e gostamos de nos sentir importantes, buscamos sempre um lugar de honra na sociedade. Porém, isso não pode acontecer com o cristão, principalmente o cristão  atuante.      
       É bem verdade que Jesus disse que a luz não foi feita para ser colocada debaixo da mesa, mais sim em um lugar alto, para que todo o ambiente seja iluminado. Do mesmo modo, a nossa luz deve brilhar diante dos homens para que todos vejam as nossas boas obras. Baseando nessas palavras de vida proferidas por Jesus, nós temos a tentação de nos colocar diante de todos na igreja, com ar de importância, quando estamos na execução dos nossos cargos. Seja de leitor, de ministro da Eucaristia, de catequista, temos  de tomar cuidado porque dentro de nós, haverá sempre uma tendência de nos sentir santos e importantes por estar servindo a Deus diante da assembléia.
       Quando a multidão queria transformar Jesus em Rei, Jesus disfarçou e saiu para outro lugar. Pois o seu objetivo não era ser importante, não era de ser servido, mais sim, de servir. E Ele provou isso lavando e beijando os pés dos discípulos, para nos dar o exemplo.
   

MUITAS VEZES PEDIMOS A DEUS MUITAS COISAS E NÃO RECEBEMOS, É PORQUE, AOS OLHOS DE DEUS QUE SABE TUDO, SERIA RUIM PARA NÓS. DEUS SABE O QUE É BOM PARA NÓS E O QUE NÃO IRÁ PREJUDICAR A NOSSA VIDA E A NOSSA SALVAÇÃO.
SER CRISTÃO É SER SERVO, COMO JESUS ERA. SER O PRIMEIRO E O MAIOR É SERVIR AS NECESSIDADES DE TODOS, COMO JESUS FEZ. ESSE É O CAMINHO DA GLÓRIA PARA SER UM DISCÍPULO DE JESUS.


Pense: É MUITO BOM SER IMPORTANTE. MAS É MAIS IMPORTANTE SER BOM!   

~~Lurdes//Catequista

2 comentários:

  1. Olá, vim agradecer sua visita. Será que moramos tão longe assim? Não encontrei o nome da sua cidade. bjss no coração

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigas!
    Gostaria de convidá-las para participarem de um sorteio de vários livros em meu blog:
    nospassosdejesusamor.com.br
    Deus as abençoe!
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!