domingo, 21 de julho de 2013

21/Julho - Jesus, Marta e Maria (Lc 10,38-42)




Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã , chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ”Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Aprendendo com o evangelho.

A cena se passa em Bethânia, na casa de Marta e Maria. Jesus entra na casa delas e, naquele tempo, as mulheres eram colocadas à margem, não participavam oficialmente no culto e não podiam se dedicar aos estudos da Lei. Jesus, porém, anula essas regras, elas tornam-se também discípulas que Ele procura.

As duas irmãs, de temperamento bastante diferente, cada uma à sua maneira recebe Jesus com alegria. Enquanto Marta se preocupa em receber a pessoa de Jesus servindo-lhe, procurando acomodá-lo e Lhe preparando um banquete, Maria se concentra em servir-se dos ensinamentos do Senhor.

Este texto pode ser visto por dois ângulos: No primeiro, a escolha certa de Maria em deixar tudo e receber os ensinamentos de Jesus, acolher sua palavra, pois Ele não veio para ser servido, mas para servir e Marta, ao se preocupar em servir a Jesus, negligencia receber em seu coração seus ensinamentos. Quando Deus visita os homens é para lhes trazer seus Dons, sua Palavra, que valem muito mais do que tudo aquilo que os homens possam fazer por Ele. Sem a Palavra de Deus não há salvação, por isso ouvi-la é necessidade absoluta.

Olhando por outro ângulo, este texto está inserido no evangelho de Lucas logo na sequência do domingo passado, onde Jesus deixa clara a forma correta de agir com amor. Por este contexto, e observando que o conteúdo dos ensinamentos de Jesus que Maria ouve com tanta atenção sequer são relatados, pode-se acreditar que, ao repreender Marta, Jesus não o faz por ela estar se dedicando aos afazeres domésticos, pois todas as atividades são importantes aos olhos Dele, mas sim pela forma como faz. Ele quer que Marta compreenda um modo novo de realizar as tarefas seguindo seus ensinamentos e, não importando qual seja a missão, elas devem ser realizadas com amor e alegria, sem atropelos. Não é a multiplicidade de obras que salva o homem, mas sim viver a Palavra de Deus com amor, fidelidade e muita alegria.
 
Fonte – www.pequeninosdosenhor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!