sexta-feira, 25 de setembro de 2015

27/09 - "DIA DA BÍLIA"

30/09 - DIA DA BÍBLIA

A palavra "bíblia" origina-se do grego biblíon (livro) e bíblia (livros). A Bíblia é constituída por 73 livros que falam sobre a aliança e o plano de salvação de Deus para a humanidade. Embora esses livros tenham sido escritos pelo ser humano, sua inspiração veio diretamente de Deus.
A Bíblia começou a ser escrita no século XV a.C., aproximadamente, e foi concluída no final do século I d.C. A Bíblia é também chamada de "Sagradas Escrituras" ou "Escrituras". Foram utilizadas três línguas diferentes para se escrever a Bíblia: hebraico, usado na redação do Antigo Testamento; aramaico (língua falada por Jesus), usado em alguns trechos do Antigo Testamento e no original do Evangelho de Mateus; grego, usado em alguns livros do Antigo Testamento e em todo o Novo Testamento. Os livros do Novo Testamento foram completados, mais ou menos, no ano 90 da Era Cristã.
Visto que Jesus Cristo nada escreveu, durante 60 anos, os primeiros cristãos viveram a fé sem os 27 livros do Novo Testamento, embora já possuíssem o Antigo Testamento, que começou a ser escrito no tempo de Moisés, em torno do ano 1250 a.C.
A primeira tradução da Bíblia, do grego para o latim, foi feita por são Jerônimo, a pedido do papa Dâmaso, no século IV, e recebeu o nome de "Vulgata latina". São Jerônimo morreu no dia 30 de setembro de 420 e, para homenageá-lo, a Igreja escolheu a sua festa para comemorar o Dia da Bíblia, mas a celebração passou a ser feita no último domingo de setembro.
A Bíblia é o livro mais conhecido, mais lido e estudado em toda a história da literatura. Para facilitar sua leitura e para consultá-la, em 1228, cada livro foi dividido em capítulos e, em 1528, cada capítulo do Antigo Testamento foi dividido em versículos. Em 1550, foi a vez de os capítulos do Novo Testamento serem divididos em versículos. Atualmente, a Bíblia é traduzida em quase todas as línguas do mundo. As cópias mais antigas da Bíblia se encontram na Biblioteca do Vaticano e no Museu Britânico.
De acordo com o profeta João, "Feliz é aquele que lê e aqueles que escutam as palavras da profecia e põem em pratica o que nela está escrito" (Ap 1, 1-3).


(Retirado do livro "Datas Comemorativas", Paulinas Editora)


Fontes de Pesquisa: https://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=datacomemorativa&id=368;
http://www.amiguinhosdedeus.com/2013/09/setembro-mes-da-biblia-para-colorir.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!