quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Parábola do Joio e do Trigo!

A Paz de Jesus! Neste domingo, o evangelho está voltado a mais uma parábola! A Parábola deste domingo é do Joio e do Trigo. Abaixo segue a Parábola. Confira:

''Um semeador, durante todo o dia, semeou grãos de trigo no seu campo. Ao por do sol voltou para casa, cansado, mas, feliz por haver realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele trigo seria, em breve, transformado em pão, para alimento de muita gente. 
      Porém, esse homem tinha um inimigo que inve­java suas plantações. O inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do fazendeiro. “Que farei?” — pensava o inimigo. E teve a ideia maldosa de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador.
      O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas, não serve para a alimentação do homem, po­dendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do fa­zendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele campo.
      O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no meio do trigal. Completada sua obra de ódio e ruindade, ele se retirou, cuidadosamente. 
Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo, apareceu também o joio.
      Então, os trabalhadores foram dizer ao fazen­deiro o que haviam visto no campo: 
— Senhor, não semeaste no campo somente boas sementes? Por que, então, está nascendo joio no tri­gal?
      O fazendeiro já havia descoberto tudo e respon­deu aos servidores:
— Foi um inimigo que fez isso...
      Os trabalhadores lhe perguntaram:
— Senhor, queres que vamos, agora mesmo, arrancar o joio?
      O senhor, porém, lhes respondeu com uma expli­cação:
- Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito parecido com o trigo.
      Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto com o bom grão, arrancarão também o trigo, pois as raízes de ambos muitas vezes se entrelaçam. Deixem que cresçam juntos o joio e o trigo. Na época da ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em feixes para queimá-lo; e depois juntem o trigo no meu celeiro (Mt 13, 24-30)''

Esta Parábola nos convida a fazer uma reflexão: Qual destas sementes queremos ser? O Joio ou o Trigo? Queremos semear o que? O Joio (coisas más) ou o Trigo (coisas boas)? 

Lembre-se: "A boa semente são os filhos do reino." - Mt 13, 38

Fiquem com Deus!
~ Matheus

2 comentários:

  1. Olá Virgínia e Matheus! Acabei de conhecer o blog de vcs!

    Sou Layse do blog Catequese Kids, e gostaria de parabenizar-los pelo trabalho lindo que desenvolvem na comunidade d vcs e tb pela iniciativa de entrar no mundo virtual, para compartilhar conosco!

    Estou dando um Curso de Férias, no meu blog, cujo tema é: O poder da Música na Catequese, que dá direito a um presente e um certificado. Vcs estão convidados a participar, é só ler as regrinhas de participação no link: http://catequesekids.blogspot.com/2011/07/ferias-na-catequese-paroquial-e-ferias.html

    Que o Espírito Santo ilumine vcs!

    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI MUITO FELIZ DE SABER QUE ESTÁ CHEGANDO MAIS UMA COLEGUINHA. SEJA BEM VINDA. DEPOIS ME FAÇA UMA VISITINHA OK? http://blogjonathancruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!