sábado, 21 de março de 2015

22/03 - 5º Domingo da Quaresma - "VIVER PARA A GLÓRIA DO PAI"

Anúncio do Evangelho (Jo 12,20-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!”
Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.
30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Comentário: Encontramos no evangelho deste domingo os gregos querendo conhecer Jesus, assim como fez Nicodemos no evangelho de domingo passado. Eles estavam tão curiosos, pois  já tinham ouvido falar muito de Jesus, que resolveram pedir a Filipe para que intermediasse o encontro. Junto com André, Felipe foi falar com Jesus, quando ouve D'ele sobre sua volta para o Pai. Jesus fala sobre o fim de sua trajetória terrena e afirma que será conhecido através da cruz. Mesmo sabendo da proximidade de sua morte, Jesus não se deixa abater e deixa alguns ensinamentos: "Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará." Que sejamos bons frutos de Jesus, para que possamos ajudar as pessoas a conhecer seus ensinamentos, segui-lo e produzir frutos bons.

Fontes de Pesquisa:  http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/5o-domingo-da-quaresma-domingo-22032015/;
http://liturgia.cancaonova.com/liturgia/5o-domingo-da-quaresma-domingo-22032015/;
http://paozinhodoceumaria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!