sábado, 20 de abril de 2013

21/abril/2013 - A OVELHA PERDIDA (Evangelho João 10,27-30) 4º Domingo da Páscoa


— Naquele tempo, disse Jesus:
27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
 
28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
 30Eu e o Pai somos um”. 


O 4o Domingo de Páscoa é conhecido
como o "Domingo do Bom Pastor ".
Jesus é apresentado como "Bom Pastor".
PASTOR é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho, que conduz às pastagens e às nascentes de água.
No Evangelho, Cristo se apresenta como o "BOM PASTOR". (Jo 10,27-30)

O texto é sobre a Missão de Jesus:
consiste em conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude.

Na Parábola, vemos DUAS ATITUDES:

1. A Atitude do Pastor (Cristo):
    - "Dá a vida pelas ovelhas..."
    - conhece: "Eu conheço as minhas ovelhas..."
    - cuida delas: "Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos"

Quem são os "Verdadeiros Pastores"?
Hoje muitos se apresentam como Pastores,
prometendo vida, conforto, felicidade...
- Em quem devemos confiar? Quem são os "verdadeiros Pastores"?
- CRISTO: É o único Pastor dos cristãos, da Igreja,
  na qual os demais pastores são apenas instrumentos.

Características do Bom Pastor:
  O BOM PASTOR... abre caminho... conhece suas ovelhas...  vigia suas ovelhas e as cura... salva todo o rebanho... dá a vida por suas ovelhas...

2. A Atitude das OVELHAS:
- Elas ESCUTAM:
  Tem obediência à pessoa que fala,
- Elas CONHECEM: a pessoa que as guia
- Elas SEGUEM: a pessoa torna-se o único guia de sua vida...

JESUS É NOSSO PASTOR
NÓS SOMOS SUAS OVELHAS

~~Lurdes//catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!